O Customer Relationship Management (CRM) é o maior mercado de SaaS atualmente. A indústria, avaliada em cerca de US$ 40,2 bilhões, deverá crescer 14,2% até 2027. Como você pode imaginar, essa tecnologia desempenhará um papel enorme na maneira como seus concorrentes conduzirão os negócios por muitos anos.
Para acompanhar a concorrência, você precisará investir em um software de CRM de alto nível. Ter uma estratégia eficaz de captura de leads é uma grande parte disso. Daremos algumas das melhores dicas para salvar e converter leads, então continue lendo para fortalecer as conexões com seus clientes-alvo.
1. Entenda a estratégia de captura de leads
Capturar leads é uma parte crítica da sua campanha de CRM. Ele cria e designa o processo de salvar informações coletadas de leads gerados anteriormente para que você possa converter suas descobertas em clientes pagantes. Observe que esse processo é diferente da geração de leads – é a etapa que vem após gerá-los.
Geralmente, a captura de leads ocorre na página de destino pós-clique do seu site. Oferece um incentivo para quem preenche um formulário de captação de leads. Você pode, então, nutrir consumidores interessados em todas as partes do seu funil de marketing.
Os consumidores preenchem um formulário nesta página de destino porque você fornece uma isca digital forte . Ao oferecer um incentivo que tenha valor real para o consumidor, você terá uma estratégia de captação de leads muito mais eficaz. Eles estarão dispostos a preencher seu formulário em troca de um incentivo como um e-book, checklist ou consulta gratuita.
2. Transforme os usuários do topo do funil em leads
A captura de leads precisa começar no topo do seu funil de marketing e descer. As pessoas na parte introdutória do funil estão apenas se conscientizando de que precisam de uma solução para um problema de negócios que estão enfrentando.
Seja você uma empresa B2B ou B2C, os consumidores ainda não estão procurando nomes de marcas ou tipos de produtos específicos. Eles estão procurando respostas para os problemas que estão causando problemas para que possam encontrar soluções simples.
Um exemplo seria uma empresa percebendo que está lutando para manter seus documentos confidenciais seguros. Os proprietários de empresas farão consultas de pesquisa como ‘como impedir violações de segurança’ e ‘ajuda para documentos comprometidos’.
Digamos que você seja uma empresa de SaaS de sistema de segurança B2B visando aqueles que estão no topo do funil. Você procurará pessoas que estão pesquisando ataques, prevenindo violações e melhorando a autenticação. Eles não estarão procurando uma solução para ajudá-los ainda. Você precisará produzir uma isca digital de topo de funil, como um white paper ou uma lista de verificação.
Este é um ótimo lugar para começar o processo de captura e nutrição de leads . Criar uma recompensa no topo do funil é significativamente mais fácil do que distribuir recompensas valiosas mais abaixo no funil. Eles lerão o documento que você fornecer, perceberão que precisam de suas soluções e farão uma compra rápida.
3. Capture pesquisadores no meio do funil
Não é realista supor que todos os seus melhores consumidores o encontrarão no início de sua jornada de compra. Isso seria tanto para você quanto para o consumidor, mas muitos deles já terão concluído a fase de pesquisa de sua experiência.
Este é o caso dos consumidores B2B e D2C. Afinal, se você está vendendo um serviço para uma empresa, em última análise, está mirando no proprietário ou no tomador de decisões. Você precisa provar que sua empresa é a escolha certa para fazer parceria com a deles.
Os consumidores B2B e D2C que estão no meio do funil estão ativamente buscando soluções. Eles estão prontos para aprender mais sobre ferramentas como as que você oferece. No entanto, eles ainda não estão completamente prontos para fazer uma compra – eles ainda estão analisando as muitas alternativas que estão abertas a eles.
É por isso que a captura de leads no meio do funil precisa vender o produto específico que você está oferecendo. Não precisa necessariamente vender seu negócio/marca ainda. Você só quer que as pessoas vejam valor em seu serviço (ou um parecido). Eles precisam entender que é a solução lógica para o problema que você está tendo.
Nesta fase do funil de marketing, o negócio de SaaS de segurança que discutimos anteriormente pode oferecer guias orientados por dados. Esses guias devem mostrar como seu produto ajuda a evitar violações.
4. Salve e converta leads do funil inferior
Algumas soluções rastreiam os consumidores do topo do funil e descem com eles. No entanto, o processo de descer o funil pode levar meses ou até anos. Isso significa que você precisa ser específico ao mostrar que seu negócio e sua marca são as escolhas certas para o consumidor.
Os potenciais clientes B2B e D2C já descobriram o tipo de solução que desejam nesta fase. Eles também sabem como querem resolver seu problema e qual é um orçamento razoável.
Agora você capturou o interesse deles , construiu confiança e mostrou a eles que seu produto tem valor. Tudo o que resta é ser direto quanto ao motivo pelo qual sua empresa é a resposta.
Aponte-os para avaliações e depoimentos em vídeo de clientes satisfeitos. Mostre-lhes estudos de caso da vida real. Por fim, ofereça a eles uma maneira de ter uma ideia de como seria trabalhar com você. Dê a eles uma avaliação gratuita, consulta ou demonstração de seus serviços.
Isso permitirá que eles vejam por si mesmos por que suas soluções fornecem mais valor do que as de seus concorrentes. Eles também fazem um teste de seus serviços para que possam ficar viciados em todos os seus melhores recursos.
5. Use a tecnologia certa
Não importa o nível do seu funil, você precisará usar a tecnologia apropriada para capturar leads. A Cultivize oferece um sistema automatizado totalmente gerenciado que ajuda a identificar, nutrir e converter leads em vendas.
Ao trabalhar conosco, você começa a aproveitar uma única plataforma para conectar seus dados de clientes atuais e futuros. Nossa plataforma também conecta campanhas de inbound e outbound marketing com a atividade diária de sua equipe de vendas. Isso aumenta sua produtividade e economiza tempo, eliminando tarefas repetitivas e mundanas.
Além disso, uma plataforma personalizada, como a SharpSpring , permite que você veja o ROI de todas as suas campanhas de marketing digital e offline. Isso inclui mala direta, webinars, rádio, impressão e muito mais. Você pode então analisar quais campanhas estão gerando receita e quais estão perdendo dinheiro.
O resultado final é que você precisa usar a tecnologia certa em todos os níveis da jornada do cliente. Isso garante que você será capaz de otimizar os leads que você gasta tempo e dinheiro gerando.