Tempo estimado de leitura: 6 minutos
Se você começou uma loja de dropshipping, talvez já tenha ouvido o termo funil de vendas.
E se você ainda não conhece, está tudo bem porque é um termo simples frequentemente usado na área de marketing (explicaremos em breve).
Ao longo deste artigo, explicaremos o que é um funil de vendas e como criar um para sua loja de dropshipping.
O que é um funil de vendas
Então, o que é um funil de vendas?
Um funil de vendas ajuda a identificar o estágio em que os clientes se encontram ao comprar produtos. Frequentemente, esses estágios são:
- Consciência
- Interesse
- Desejo
- Ação
Conscientização: significa que as pessoas não sabem que você existe, mas por causa do seu marketing, elas veem você. Isso não significa que eles compram de você; significa apenas que eles estão cientes de que você existe. Sem consciência, produtos nunca seriam vendidos.
Interesse: significa que as pessoas gostam do que veem. Eles querem saber mais sobre o que você tem a dizer. Por exemplo, se eles viram um anúncio, eles podem ter clicado naquele anúncio e acessado seu site.
Desejo: significa que eles estão dispostos a comprar o (s) produto (s) que você está vendendo. Eles estão prontos para sacar o cartão de crédito e pagar pela mercadoria!
Ação: significa que a pessoa comprou seu produto e é um cliente!
Uau! Há um quinto estágio opcional: upsell.
O upsell é um passo importante que muitas pessoas esquecem.
O upsell é o processo de venda de produtos extras após a primeira compra do cliente. Isso aumenta o valor médio do pedido e lhe traz mais dinheiro a longo prazo.
Por exemplo, se um cliente comprar um livro, você pode vender a versão em áudio.
O produto de upsell é frequentemente um produto complementar ao primeiro produto adquirido.
Quais as vantagens de criar um funil de vendas na minha loja de dropshipping?
Com funis de vendas além de entender quais são os passos fundamentais do cliente até a tomada de decisão ao comprar um produto em sua loja.
Você pode criar varias camadas para aumentar o LTV – life time value, ou seja, o mesmo cliente comprar mais de um produto na sua loja.
Um produto que você vender por R$197,00, poderá aumentar esse valor em 3x usando processos como:
- Upsell – Técnica de vendas em que um vendedor convida o cliente a comprar itens, atualizações ou outros complementos mais caros para gerar mais receita.
- Dowsell – De forma geral, um downsell ocorre sempre que um cliente abandona o carrinho de compras ou desiste da aquisição no último estágio da jornada de compra é e oferecido um desconto especial caso ele feche a venda naquele instante.
- Cross-selling – Pode ser definido como uma estratégia em que é oferecido ao cliente produtos complementares ao que ele já adquiriu ou está prestes a adquirir.
Ou seja, o mesmo cliente poderia gasta R$591,00 em apenas uma compra, com toda certeza isso impactaria positivamente os seus resultados no final das contas.
As páginas necessárias para seu funil de vendas
Página de vendas: A página de vendas é a página onde você expõe todos os recursos e benefícios do seu produto. Você deseja que o cliente saiba tudo antes de comprar. Isso também permite que você mostre quaisquer depoimentos, o que recomendamos.
Página de pedido / página de check-out: A página de finalização da compra ou página de pedido é onde você aceitará pagamentos pelo seu produto. Nesta página, você pode adicionar mais depoimentos para aumentar a confiança do cliente.
Página de upsell: A página de upsell vende produtos complementares ao produto inicial. Seria sensato vender outro produto porque você tem a atenção do cliente. Como já compraram, é mais provável que comprem mais. Você não quer perder a receita extra por não ter está página.
Página de obrigado: A página de agradecimento descreve os produtos adquiridos e todas as informações extras que você deseja fornecer.
Como criar um funil de vendas para minha loja de dropshipping?
Agora que você entendeu o processo, o próximo passo e criar o seu funil na prática.
Imagine o seguinte, uma loja que vende um fatiador de legumes super moderno e inovador, com 10 lâminas exclusivas.
Porque uma pessoa compraria um fatiador?
Para fazer diversas receitas deliciosas, correto?
Porque não vender no upsell um e-book com 10 receitas para usar com o fatiador? Como o e-book e digital, você pode mandar para o e-mail do cliente após a compra.
Logo após a comprar o cliente pode ser redirecionado para outro upsell como mais uma oferta, ou para um dowsell caso ele recuse a comprar.
Aceitou o ou não o dowsell agora e hora de mostra todos os benefícios que o cliente ganhou realizando a compra com você na página de obrigado, e explicar como vai ser o processo de recebimento do produto, assim você pode tirar todas as dúvidas e muita das vezes o cliente entendeu todo o processo que nem abre um suporte na sua loja.
Percebeu como um funil de vendas bem trabalhado pode fazer a diferença para sua loja de dropshipping?
Espero que tenha gostado. Quero saber sua opinião aqui nos comentários!
3 respostas
sdasdsa
E possível fazer upsell com infoproduto numa operação de dropshipping? No caso do exemplo que você deu do ebook de receitas. Se sim, poderia me explicar como? Obrigado 🙂
Claro, disponibilizando o link do checkout como link normal de pagamento, através da Hotmart, Kiwify entre outas…
Após a compra do cliente faça com que ele seja redirecionado para uma página de obrigado modificada, onde vai ter as informações do produto de upsell inclusive o link para a compra do e-book no final do vídeo ou texto.
Assim o cliente espera a chegada do produto enquanto acompanha o seu e-book de receitas.
Dentro da plataforma ForneceAqui, você encontra diversos cursos que abordam esse tema.
-> forneceaqui.com