Em 2022, duas das maneiras lucrativas de ganhar dinheiro online eram dropshipping e marketing de afiliados. Aqueles que estão entrando no mundo do marketing digital ficarão confusos sobre qual dos dois é mais lucrativo para começar.
Portanto, neste post, vamos nos concentrar nos prós, contras e na comparação desses dois modelos de ganho para decidir qual é o melhor para você.
O que é Marketing de afiliados?
O marketing de afiliados é um modelo de negócio no qual você promove as ofertas de outra pessoa e ganha uma comissão quando alguém compra essas ofertas.
Em comparação com o dropshipping, o marketing de afiliados não exige que você lide com pedidos ou gerencie o atendimento ao cliente. Apenas promova e ganhe.
Quanto mais você promove produtos, mais comissão pode ganhar.
O que é Dropshipping?
Dropshipping é um modelo de negócio de comércio eletrônico no qual você não mantém produtos em estoque. Sempre que um cliente pede um produto, você passa o pedido a um fornecedor que o envia ao cliente. Você ganha por arbitragem.
Marketing de afiliados vs. Dropshipping: vantagens e desvantagens
Vantagens do Marketing de afiliados:
Fácil de começar
No mesmo dia que você escolheu seu produto que deseja divulgar já pode fazer a sua primeira venda, não é comum, mas é possível. Como o processo é simples basta apenas copiar seu link de afiliado e divulgar em vários canais como o Instagram.
Ótima maneira de ganhar renda passiva
Você pode se afiliar a diversos produtos entre vários nichos diferentes, isso e muito bom na hora da divulgação pois aumenta suas chances de sucesso, já que terá vários links espalhados pela internet criando uma verdadeira renda passiva.
Não precisa fornece suporte ao cliente
Como você estará divulgando produtos de terceiros não precisará se preocupar com suporte, isso o produtor que cuida o que é uma grande vantagem no inicio dos seus empreendimento na internet.
Desvantagens do Marketing afiliado:
Com base em comissão
Como você não é o produtor do produto, ou seja, você não o criou, terá que dividir a comissão de vendas para a pessoa que fez esse trabalho, normalmente essa comissão fica em 60% – 40% para o produtor e 60% para você.
Pode encontrar dificuldades na hora do marketing
Plataformas como Facebook Ads está banindo links de afiliados, hoje se você por exemplo divulgar o link de afiliado da Hotmart dentro do Instagram não será mais possível, pois eles bloquearam esse tipo de ação.
O produtor pode excluir sua afiliação
A pessoa que criou o produto pode a qualquer momento decidir não vender mais, isso pode ocorrer e você nem ficar sabendo, por isso você precisa está sempre em contato com o produtor para pedir conselho e ficar por dentro das suas estratégias e novidades.
Vantagens do Dropshipping:
Sem barreira de entrada
Hoje com apenas alguns clicks você já tem sua loja online graças a plataforma como a Shopify, o que é ótimo além de não precisar cuidar do estoque do produto.
Mais oportunidades de ganhos
Com uma loja online você pode vender diversos produtos, ou seja, o mesmo cliente pode comprar diversos produtos diferentes dentro da sua loja, isso no mercado e chamado de LTV – lifetime value, quando você consegue ter uma previsão de receita vendendo para o mesmo cliente.
Fácil de escalar
Como é um produto físico a venda fica muito mas fácil, eu costumo dizer que vender e quebra objeções, e muitos Brasileiros não tem o costume de pagar por informações no caso do marketing de afiliados grande parte dos produtos e digital.
O produto físico já desperta o maior interesse do cliente já que ele vai poder receber o produto em casa.
Desvantagens do Dropshipping:
Gerenciar suporte ao cliente
Como a loja é sua, agora o suporte também e seu, quem vende escala sabe que o suporte e fundamental para evitar reclamações e chargeback (cancelamento da compra e reclamações direto no cartão do cliente) ou seja você terá muito mais trabalho para administra a sua loja de dropshipping.
Menos controle sobre o envio
No caso do dropshipping quem faz o envio e o seu fornecedor, e diversos problemas podem surgi nessa etapa, como:
- Mercadorias chegarem quebradas
- Atraso na entrega do produto
- Menos controle na qualidade do produto
- Dificuldades em fazer trocas e devoluções
É fundamental que você escolha um bom fornecedor ou então você terá muitos problemas e reclamações em sua loja. Evite isso ao máximo.
Saturação do produto
Outra grande desvantagem do dropshipping e a saturação dos produtos, produtos físicos costuma ter um tempo de vida muito curto, pois como a barreira de entrada e muito baixa qualquer pessoa pode vender o mesmo produto que você, causando aumento do CPA – Custo por aquisição, chegando ao ponto que você não terá mais lucro na venda.
O que é mais lucrativo: Dropshipping ou Marketing de afiliados?
Embora o marketing de afiliados seja ótimo para iniciantes que não querem lidar com o suporte ao cliente, acredito que o dropshipping é uma opção muito mais lucrativa.
Administrar uma loja de dropshipping online pode gerar mais receita do que um site de marketing de afiliados. Você pode comercializar facilmente seus produtos por meio dos anúncios do Facebook e do Google Ads.
Além disso, se sua loja estiver fornecendo produtos de alta qualidade, você logo começará a obter um fluxo consistente de pedidos.
Além disso, uma loja de dropshipping também pode ser transformada em um negócio passivo, contratando funcionários autônomos para atividades de marketing e gerenciamento.