Bom se você veio até aqui é porque tem interesse em saber se a Shopify é uma boa plataforma para você iniciar suas vendas na internet, correto?
Hoje de uma vez por todas você entenderá muita coisa sobre essa ferramenta e como você pode utiliza-la a seu favor.
Entenda os pros encontras da Shopify Brasil e tire suas conclusões sobre a plataforma quem vem fazendo muito sucesso no Brasil e no mundo.
Vamos lá?
O que é a Shopify?
No início dos anos 2000, começar um e-commerce não era uma situação muito comum ou uma tarefa fácil de ser executada.
O mundo online ainda não estava tão consolidado em nossa sociedade e as ferramentas disponíveis não agradavam quem tentava se aventurar com a criação de uma loja virtual.
Em 2004, os canadenses Tobias Lütke, Daniel Weinand e Scott Lake tentavam, constantemente, abrir a sua loja online para a venda de equipamentos de snowboard.
O resultado nunca era o esperado.
Então, insatisfeitos com o que era oferecido no mercado de plataformas de e-commerce, decidiram criar o próprio negócio para suprir essa necessidade.
Após dois anos de preparação e planejamento, a Shopify finalmente foi lançada em 2006 com a proposta de facilitar a vida de quem estava querendo abrir um negócio virtual.
A partir das dificuldades encontradas pelos fundadores da empresa, eles montaram um software de gestão para suprir essa carência no mercado.
Portanto, a Shopify é uma plataforma de e-commerce que oferece serviços que vão desde o design e layout da loja virtual, passando pelo gerenciamento de estoque e vendas, até a facilidade para integrar com diferentes formas de pagamento.
Hoje, já são mais de um milhão de usuários utilizando a solução e mais de 100 bilhões de dólares já foram movimentados em vendas na plataforma.
Como funciona essa plataforma e como encaixar na sua loja?
Todas as tarefas envolvidas na administração de um e-commerce são contempladas pela Shopify.
Ou seja, basta você assinar algum dos planos anuais da empresa para ter direito a uma variedade de opções em todas as áreas relacionadas ao gerenciamento e execução das tarefas de uma loja virtual.
Independente de qual produto você planeje vender em seu site, a Shopify possui uma estrutura habilitada para receber diferentes tipos de loja.
Apenas escolha a interface que melhor se encaixa ao seu público-alvo, mercado de atuação e comece a otimizar os resultados do seu e-commerce.
O primeiro passo é definir qual plano contratar, lembrando que um teste gratuito de 14 dias é disponibilizado para que você conheça melhor a ferramenta antes de algum comprometimento mais longo.
Diferente de outras plataformas em que os formatos são muito parecidos, nessa ferramenta é pouco provável que você encontre algum outro e-commerce similar ao seu.
Apresentar aos clientes um conceito exclusivo da sua marca é outra forma de valorizar o seu negócio.
Afinal, essa é uma das etapas mais importantes para garantir que o seu comércio online conquiste bons resultados de vendas e atraia mais consumidores com a sua originalidade.
Quais as vantagens e desvantagens do Shopify?
Em qualquer processo de decisão, é importante listar quais são os benefícios e os prejuízos que determinada ferramenta ou estratégia pode oferecer ao seu negócio.
Quando falamos em plataforma de e-commerce, a situação não é diferente e esse é um exercício importante para que a sua escolha seja analisada ao máximo e, no fim, se mostre acertada.
Para facilitar o seu planejamento, nós já adiantamos essa parte para você. Separamos quais são os prós e os contras da Shopify para que a sua decisão seja a correta e os resultados da sua empresa sejam sempre os melhores possíveis.
Confira! Prós:
- Com guias voltados para quem não tem muito costume com ferramentas desse tipo, uma das principais vantagens da Shopify é a sua fácil usabilidade. Afinal, com essa plataforma de e-commerce, você não precisa se preocupar com a parte mais técnica da gestão.
- Outro ponto favorável para quem utiliza essa ferramenta é a usabilidade e o design responsivo dos modelos disponíveis para os clientes. Ou seja, você pode ficar tranquilo em relação a qualidade do seu site tanto na versão para desktop, como para os dispositivos móveis e smartphones.
- Para quem não tem muito tempo para administrar todas as tarefas de um negócio com a atenção necessária, a Shopify consegue facilitar até mesmo a gestão de produtos e estoque da sua loja virtual, por exemplo. Além de um design exclusivo e responsivo, você pode também gerenciar o seu e-commerce por meio da plataforma.
Contras:
- Apesar de oferecer estratégias de SEO (Search Engine Optimization), a Shopify utiliza alguns subdiretórios que acabam prejudicando um pouco o desempenho de SEO da sua página. A URL de páginas comuns, como “Quem somos”, não possuem a estrutura ideal para otimizar os resultados de busca da sua página.
- Os nomes de domínio não são incluídos em nenhum dos pacotes disponíveis. Além disso, a hospedagem da sua página precisa ser comprada. Para a hospedagem de um e-mail com um domínio próprio e personalizado, é preciso buscar por uma ferramenta externa, como o G-Suite, por exemplo. A credibilidade da sua marca pode ser afetada com um e-mail que não seja exclusivo, por exemplo.
- Caso o seu público também seja internacional, a Shopify talvez não seja a melhor opção para o seu negócio. Afinal, a ferramenta não oferece a possibilidade de montar uma loja multilíngue, por exemplo.
Ou seja, de acordo com os seus planos, esse ponto pode ser uma desvantagem para você.
Para quem essa plataforma é recomendada?
A Shopify, portanto, é a ferramenta ideal para quem busca maior produtividade e melhores resultados dentro do seu e-commerce.
Essa plataforma é recomendada especialmente para quem não possui uma equipe muito grande para cuidar de todas as demandas ou mesmo o tempo necessário para gerenciar as diversas tarefas de uma loja virtual.
Shopify ainda vale a pena?
Acreditamos que hoje a Shopify ainda vale a pena, por ser uma plataforma muito dinâmica e ter vários recursos para os empreendedores que está começando um empreendimento online.
E a melhor opção para meu negócio online?
Existem várias opções de plataforma que fazem a mesma função que a Shopify, como:
- Vtex – Plataforma Online Brasileira voltada para o e-commerce.
- WordPress – A Maior Plataforma do Mundo Para Construção de sites.
- Wix – Assim como o WordPress e basta usada, mas com recursos limitados.
Sem dúvidas a Shopify e uma grande plataforma, mas cada produto e seguimento demanda uma estratégia diferente, então espero que você tome a melhor decisão antes de escolher uma para seu negócio.
Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e aproveite para contar como foi o processo de criar uma loja virtual com a Shopify.
Grande abraço.